Mundos mágicos

Bom dia lindos internautas! Hoje estou aqui para falar de filmes um tanto particulares. Fiz uma lista de títulos com histórias relacionadas a mundos mágicos e pessoais. Não sei exatamente pq, mas sempre gostei muito desse tema. Ver as pessoas criarem um mundo fantástico e cheio de magia ou redor de si mesmas, e que para mim era sempre muito mais legal que a vida mundana que outros personagens levavam, era um delírio que eu mesma desejava alcançar. Agora que não tenho que me preocupar tanto com o vestibular, entrei de vez nessa onda de me isolar em um lugar só pra mim. Eis então os filmes (e livros) que mais me inspiram a criar o meu mundo de imaginação.

1- Stardust o mistério da estrela.
Sem dúvida o meu preferido! Já fizemos um post sobre esse filme aqui no blog, mas explicarei de novo. O filme conta a história de um mundo mágico (Stormhold) que fica dividido do mundo real por uma muralha.Os seres que habitam o lado mágico não podem atravessar o muro, mas as pessoas do outro lado podem passar para o mundo mágico sem grandes problemas. A história de desenrola quando um cometa cai do lado mágico do muro, e em vez de ser apenas uma rocha cadente, esse cometa é na verdade uma mulher. O mais legal é que é ambientado em um cenário meio antigo-futurista, com seres mágicos, barcos que caçam trovões e duelos de espada. Para os amantes de romance, o filme é um prato cheio.
 





A fofa da Yvaine com o unicórnio que conheceu na floresta.



Tristan, Yvaine e o Capitão Shakespeare

Tem como não se apaixonar por esse casal??


2- A viagem de Chihiro.Chihiro, uma menina de 10 anos acaba de se mudar com seus pais para uma cidade em que não conhece ninguém. Enquanto está a caminho da cidade nova, seus pais param em uma clareira onde tem um túnel logo a frente. Chihiro (que já estava num mau humor terrível em função da  viagem) não demonstra a menor vontade de entrar, mas quando vê que seus pais vão atravessar o túnel com ou sem ela, acaba decidindo ir junto. A mágica ocorre quando ao sair do outro lado do túnel, a menina vê que existe um mundo mágico, seres que nunca vira antes lá são comuns. Existem animais que falam, pessoas que se transformam em bichos, pessoas com formas desproporcionais e magias que podem ser usadas em qualquer ser que viva nesse mundo.
                                           
                                                   Chiriro muito empolgada com a mudança.                                    

 
Alguns dos amigos que ela conheceu.

                                   
                                                                    Chihiro e Haku

3- Peixe grande e suas histórias maravilhosas.
Faz muito tempo que eu vi esse filme, mas ainda é um dos meus favoritos. Seguindo o mesmo estilo de Stardust com um ar de antigo-futurista, é uma coletânea de histórias em um único filme. O filme é sobre um homem que sempre contou histórias absurdas a todas as pessoas, entre elas, o seu filho. Quando já está velho, esse homem é internado devido a seu estado de saúde, mas ainda assim conta suas histórias, como se fossem reais. Seu filho, que já adulto e cansado de ouvir histórias que considera sem fundamento, ao ver seu pai no hospital, relembra de suas narrativas e resolve investigá-las.Imaginem qual foi a sua surpresa ao descobrir que tudo que seu pai contava não eram "apenas" histórias.

   
Cidade das pessoas que não usavam sapatos.

Só eu adoraria ser levada para um campo de flores como esse??

O gigante que fazia parte de uma das histórias.

4-Ponte para Terabitia.
Acho que todo mundo já viu esse filme pelo menos uma vez, até pq, teve uma época em que passava todo dia no telecine, mas de qualquer jeito, vamos a sinopse. Um garoto que vinha de uma família pobre (e bastante desintegrada) e sofria bullying na escola percebe que tem uma nova vizinha. Essa menina vai aos poucos se aproximando e criando amizade com ele. Conforme ficam mais íntimos, os dois se aventuram entre os bosques que tem perto de onde moram, e criam um mundo mágico só deles chamado de Terabitia. O único recado que eu deixo para aqueles que quiserem ver o filme, comprem um pacote de lenços, vão precisar.

                 
 Personagens principais do filme.


 A ponte para Terabitia.

5- Alice no país das maravilhas.
Os dois filmes (tanto o do Tim Burton quanto o da Disney) são muito bons, mas nesse caso, sugiro mesmo é que leiam o livro. O filme de animação da Disney está bem fiel à obra, mas tenho uma das edições aqui em casa, e preciso dizer, não trocaria o livro por nenhum dos dois filmes. A começar pelo fato de ambos os filmes omitirem alguns personagens com o Humpty Dumpty, o caxinguelê e a ovelha da loja de cacarecos. Amo demais os filmes, especialmente a versão 2.0 do Tim Burton, e se o seu objetivo é apenas se distrair, basta ver o filme, mas se realmente procura saber os detalhes da história (e até as mensagens subliminares que aparecem) super recomendo o livro.


 
Esta é a edição que eu tenho, nela estão as ilustrações originais feitas por John Tenniel na época em que o livro foi criado. As ilustrações são maravilhosas!

Essa é a versão gótica do livro.

E essa é uma das versões mais atuais de edição que eu encontrei.



6- Dom Quixote.
Outra dica de livro para aqueles que gostam de mergulhar em um mundo de fantasia é que leiam Dom Quixote. Lembro que quando ganhei o meu livro pensei "que legal, mas, qual é a história desse livro?" Verdade seja dita, todo mundo já ouviu pelo menos uma vez falar em Dom Wuixote, mas ninguém sabe ao certo como é a sua história, no melhor dos casos sabem que ele era louco e lutava com moinhos de vento. Bem, vamos esclarecer isso. Esse personagem era na verdade um fidalgo que, na faixa dos 50 anos, percebera que sua vida não era tão emocionante quanto as histórias de contos de cavalaria que costumava ler. Após se dar conta disso, fez o que qualquer pessoa sensata faria. Pegou um cavalo velho, uma armadura ruim, um pouco de dinheiro e fugiu de casa! Ele se tornou uma espécie de justiceiro as avessas, uma vez que todos os seus atos heroicos terminavam em desastre. O interessante da história é ver as relações que ele faz ao longo da narrativa. Como conhece Sancho Pança, e como o convence a lhe acompanhar em suas aventuras, como dedica suas lutas a Dulcinéia, um amor que nasceu na juventude e como enfrenta os perigos que se apresentam a ele.

                                  
Sir Dom Quixote de La Mancha.


Vários dos elementos presentes no livro arrumados para formar a figura do nosso astro.


Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança.


7-Coraline.
Pra mim esse filme sempre foi uma versão trash de Alice no país das maravilhas. O que eu achei realmente leal é que se passa num mundo mágico do mal. Mesmo sem os pais darem a menos atenção à Coraline, quando eles são capturados, ela faz o possível e o impossível para resgatar eles, e isso dá a história um ar de heroísmo. Mesmo não sendo um dos meus favoritos, vale a pena assistir

                                                
Sinceramente, isso não é um filme infantil!


As semelhanças com Alice não são mera coincidência.

8- As crônicas de Nárnia.
É claro que não poderia faltar né? A história que rendeu três filmes e sete livros não poderia ficar de fora. O mundo mágico em que os quatro irmãos adentram é um dos mais caóticos de todos. A rainha de gelo quer ter o poder absoluto, o reino está na miséria por causa dela e os verdadeiros reis estão desaparecidos. E assim seguem as guerras e as conquistas da série. Também é claro recomendo que leiam os livros. Não os li, e por isso não posso dizer se são bons ou não, mas os livros contam toda a história do que houve com o reino, enquanto que os filmes só estão na terceira parte dela. De toda forma, imagino que os livros sejam bons, pois os filmes renderam muito público, e li algumas críticas dizendo que os diretores foram fiéis ao roteiro original.


 
 O personagem mais icônico do filme.

A cena que ficou marcada na memória de todo mundo.


9- O estranho mundo de Jack.O nome já é autoexplicativo. Um mundo em que os monstros sempre comemoraram o Halloween e se prepararam para assustar as pessoas muda quando Jack Skellington, o principal monstro da cidade se encanta por uma outra ocupação. O cenário do filme deixa bem claro que foi dirigido por Tim Burton, com vários prédios góticos e uma penumbra que se mantém durante todo o filme. Particularmente eu adoro esse tipo de filme e acho que além de nos fazer criar um mundo novo, nos mostra a perspectiva de que nem todo "reino distante de contos de fadas" tem de ser um lugar com palácios e bosques. As vezes o clima de terror é bem mais convidativo.

                                   
Jack após ver como era o natal. 
                       

                               
                                                               O mundo em que Jack vivia.

                                             
Jack e Sally

10- A noiva cadáver.
Mais uma obra de Tim Burton, mas essa tem um caráter mais "humano". Ao contrario de O estranho mundo de Jack, em que os habitantes de halloweentown são de fato moradores que nasceram e cresceram lá, em A noiva cadáver, o mundo de fantasias aparece como um"novo plano" para onde as pessoas vão após morrerem (dá para criar lugares incríveis até lidando com a morte). De todos os filmes do diretor, esse é o meu preferido! A história de como Victor Von Dort se apaixona por Emilly, e como ela viu sua vida ser tomada da forma mais cruel possível dão a história um romance muito particular. Entre todos os filmes de animação que eu já vi esse é o único que eu daria nota 10.





Se Tim Burton estiver certo, quando morrermos, vamos para um lugar parecido com este.


ok, isso vai soar um pouco necrófilo, mas eu tenho que admitir que acho ela muito linda!

11- O caminho para Eldourado 
Outro filme de animação que está na minha lista de preferidos.Conta a história de dois trapaceiros espanhóis que ganham a vida com jogos (roubando, claro) eles se perdem no mar e ficam a deriva até atracarem em uma ilha. Essa ilha é na verdade a América, onde os dois conhecem a civilização maia e a cidade de Eldourado. O interessante da história é ver os animais mágicos que viviam nesse lugar, como aves gigantes, peixes gigantes e tartarugas com chifres. Além desses fatores, o filme também  é interessante por mostrar  alguns aspectos da cultura maia, como seus rituais, oferendas e deuses.


                                     
Nossos ilustres protagonistas, Túlio e Miguel.


A trilha até Eldourado.


E finalmente a cidade.

12- Hora de aventura.
Não é um filme ou um livro, mas ainda assim conta histórias bem fantasiosas do Flin e seu cachorr-humano Jacke, então, acho que também está valendo!

13- O planeta do tesouro.
Se tem uma pessoa em quem eu me inspirava na infância era o Jim! Ele era nada menos que um menino gênio que tinha uma prancha que voava e navegou pelo universo num barco lunar. O que pode ser mais legal que isso? O clima de steampunk  ainda deixa o filme com um toque todo especial, meio futurista, mas sem ser aquelas distopias bizarras. No mundo em que ele vivia também haviam seres meio humanos meio animais, ciborgues, barcos voadores e todo tipo de tralha tecnológica. Simplesmente fantástico!

Só esse barco gigante voando já é o suficiente para ter vontade de ir ver o filme!

Nosso personagem principal, Jim.

Jim e um ciborgue.


E por fim, deixo vocês com uma musiquinha para que se inspirem em criar seus próprios mundos mágicos. Se alguém ai lembrar de mais algum filme, livro, série ou música relacionado ao tema, por favor coloque nos comentários que eu reedito o post e pondo o nome de quem sugeriu a obra.

   

 Sayonara queridos, e continuem lendo o blog, que em breve teremos novos posts.
Beijos beijos
 ~*~*~Dudinhaa~*~*~

0 comentários:

Postar um comentário